Caroline Soares – Fisioterapia na saúde da mulher

A incontinência urinária é definida como a perda involuntária de urina, e pode ser classificada como de urgência, de esforço, ou mista. A incontinência urinária de urgência é a perda de urina que incapacita o indivíduo a chegar até o banheiro no momento em que surge a vontade de urinar. A incontinência urinária de esforço é a perda de urina em momentos de aumento da pressão intra-abdominal, como ao tossir, espirrar, carregar um peso, correr, etc. A incontinência urinária mista é a presença dos dois tipos anteriores em um mesmo caso.


Essa disfunção, apesar de muito comum, não é normal e não deve ser ignorada. Fatores como idade, partos, cirurgias pélvicas prévias e peso elevado podem predispor essa condição. O tratamento depende de uma avaliação individualizada da musculatura pélvica seguida por treinamento desses músculos, para fortalecimento e aumento da consciência corporal. Para àquelas que não conseguirem realizar a contração dos músculos do assoalho pélvico, temos como opção a eletroterapia, que pode ser intracavitária, auxiliando na contração, ou no nervo tibial, que inerva a bexiga, auxiliando na estimulação dessa musculatura.
Caso você se identifique com os sintomas da incontinência urinária, não se acostume! Agende uma avaliação para iniciarmos o tratamento e recupere sua qualidade de vida.

The knack: Manobra que consiste em contrair a musculatura pélvica antes de realizar algum esforço, ou no momento em que surge a vontade de urinar, para que o indivíduo seja capaz de conter a urina até alcançar o banheiro. É uma estratégia útil para reduzir as perdas involuntárias de urina, mas a contração deve ser realizada de maneira correta para não gerar um efeito rebote. Agende uma avaliação para verificar se sua contração está adequada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *